quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Saúde

Substâncias prejudiciais à saúde!

->Tabaco


-> Álcool


-> Drogas

3 comentários:

Rui Maia disse...

São factores de risco para a saúde a obesidade, a tensão arterial elevada, o stress, o colestrol alto etc. O exerc´cio físico é um factor de prevenção, por forma a evitar e reduzir o risco.

Anónimo disse...

Tabaco- O consumo pode provocar hipotonia muscular, diminuição dos reflexos tendinosos, aumento do ritmo cardíaco, da frequência respiratória e da tensão arterial, aumento do tónus do organismo, irritação das vias respiratórias, aumento da mucosidade e dificuldade em eliminá-la, inflamação dos brônquios (bronquite crónica), obstrução crónica do pulmão e graves complicações (enfisema pulmonar), arteriosclerose, transtornos vasculares (exemplo: trombose e enfarte do miocárdio).

Álcool- O consumo de álcool contribui mais do que qualquer outro factor de risco para a ocorrência de acidentes domésticos, laborais e de condução, violência, abusos e negligência infantil, conflitos familiares, incapacidade prematura e morte. Relaciona-se com o surgimento e/ou desenvolvimento de numerosos problemas ou patologias agudas e crónicas de carácter físico, psicológico e social, constituindo, por isso, um importante problema de saúde pública.

Anónimo disse...

O tabaco, as drogas e o álcoolo são prejudiciais em todos os aspectos.
A droga faz com que as nossas defesas ficam debilitadas e na maioria das vezes leva à morte. A droga é um dos principais factores de contaminação da SIDA (a cocaína é a única droga que mata cada vez que é consumida).
O álcool é um dos maiores factores de morte no nosso país. O álcool é um forte promotor dos ataques cardíacos e de outras doenças. Por vezes pessoas inconscientes, vão conduzir sobre o efeito de alcool e isso também contribui para a morte nas estradas.
O tabaco também é uma das principais causas de morte. Cada vez mais existem mais pesoas a fumar. Nestes últimos anos as mulheres e os adolescentes estão a começar a fumar cada vez mais. Os adolescentes começam a fumar por causa com a razão de arranjar amigos e também para aumentar a sua auto-confiança. Neste grupo de adolescentes as raparigas estão em maioria e é por isso que o número de mulheres fumadoras está a aumentar.
O tabaco provoca o cancro do pulmão, problemas no fígado(o álcool também), a morte de células mais rapidamente, etc.
Apesar de o consumo de droga, tabaco e álcool terem vindo a aumentar, ainda há pessoas que conseguem deixar esse vício. Apesar disso o número de pessoas que conseguem dixar as drogas ser baixo, as pessoas que deixam o álcool e o tabaco têm vindo a aumentar juntamente com os centros de reabilitação.

Ricardo Rodrigues
nº26
10ºB