quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Desporto e os Jovens

Um estudo realizado pelo projecto Aventura Social e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana - UniversidadeTécnica de Lisboa, encontrou algumas respostas para estas questões.
O estudo abrangeu 6903 jovens do 6º, 8º e 10º anos de todo o país, que responderam a um questionário.Verificámos que os rapazes mais novos praticam mais frequentemente actividade física que os jovens mais velhos e mais do que as raparigas dos vários escalões etários estudados. Os rapazes praticam uma modalidade desportiva com maior frequência do que as raparigas.
Os jovens e as jovens que praticam mais frequentemente actividade física estão, em geral, mais satisfeitos/satisfeitas com o seu corpo, acham que têm boa aparência e não praticam dietas para emagrecer.Referem ainda mais frequentemente acharem-se felizes. Por outro lado, consomem álcool mais frequentemente eenvolvem-se mais em lutas e outros comportamentos de violência na escola.
Foi possível estabelecer uma relação entre a prática desportiva e o estatuto sócio-económico da família. Os jovenscom famílias de estatuto sócio-económico mais alto praticam mais frequentemente desporto.
Os inquiridos que referiram manter uma boa comunicação com a família, designadamente com os pais, são os que,com maior frequência, dizem realizar actividade física e são praticantes desportivos.
Os jovens que praticam alguma actividade física bem como os que praticam especificamente uma modalidadedesportiva referem a existência de uma relação mais positiva com os seus colegas.

Sem comentários: